A edição 2025 do GP de São Paulo 1000 Milhas, que acontecerá a partir da meia-noite de 26 de janeiro (sábado para domingo) no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo, terá a primeira participação de um “art car” (carro artístico) em sua história. O Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport número 21, inscrito pela Stuttgart Motorsport e tripulado por Jacques Quartiero, Alan Hellmeister e Danilo Dirani, terá uma customização especial criada pelo artista Adonis Alcici para enfatizar as formas do carro e a sensação de velocidade.
A customização “art car” foi solicitada por Quartiero, bicampeão do Endurance Brasil na classe GT4 (2023-2024) e vencedor da 1000 Milhas nessa mesma categoria em 2023. “O Jacques encomendou o layout com apenas duas especificações: usar as cores azul, vermelho e amarelo cítrico e colocar a minha identidade artística”, conta Adonis, bastante conhecido por seu trabalho temático com automóveis – especialmente Porsches. “Minhas pinturas têm as setas como elemento visual, a fim de enfatizar o movimento e a velocidade. Ao criar a decoração do carro das 1000 Milhas, aproveitei o estilo da carroceria, os volumes e elementos da carroceria para enfatizar a aerodinâmica e o fluxo de ar”, complementa.
O Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport é o primeiro carro de corrida a competir nas 1000 Milhas com um layout criado por Adonis. Seu primeiro trabalho de grande repercussão nas pistas foi a criação do capacete utilizado por Felipe Nasr nas 24 Horas de Le Mans de 2023, ano em que a prova completou cem anos de existência. Em 2024, Nasr usou capacetes com decorações especiais “by Adonis” nas 24 Horas de Daytona (na qual venceu) e de Le Mans.
Origem na década de 1970 - Muitos consideram o Porsche 917LH da dupla Gérard Larrousse/Willy Kauhsen, segundo colocado nas 24 Horas de Le Mans de 1970, como o primeiro “art car” da história. Anatole Lapine, então chefe do departamento de estilo da Porsche, aplicou ao carro um visual psicodélico nas cores roxo e verde. No ano seguinte, Lapine criou outro “art car” famoso: o “porco rosa” do Porsche 917/20 de Reinhold Joest/Willy Kauhsen. Nos dois casos, as decorações alternativas substituíram (somente em Le Mans) o esquema de cores tradicional da Martini, então patrocinadora de uma das equipes da Porsche.
Um passo adiante foi dado em 1975, quando o piloto francês Hervé Poulain solicitou uma decoração especial para seu BMW ao pintor e escultor estadunidense Alexander Calder. A repercussão fez com que nos anos e décadas seguintes outros artistas de renome fossem convidados para criar decorações alternativas em carros de corrida, especialmente nas 24 Horas de Le Mans. De 1975 a 2024, assinaturas como as de Andy Warhol, Roy Liechtenstein, Frank Stella, César Baldaccini, Troy Lee, Richard Phillips, Laurent Minguet e Julie Mehretu, entre outras, estiveram em carros de diversas marcas. Em 2019, a equipe Risi Competizione competiu na prova francesa com uma decoração criada por 21 pares de estudantes da ENSAAMA, a Escola de Arte e Design de Paris.
Criados pela equipe oficial da Porsche na década de 1970, os “art cars” tornaram-se atrações à parte nas 24 Horas de Le Mans. Agora chegam ao GP de São Paulo 1000 Milhas por intermédio de outra equipe da marca, a brasileira Stuttgart Motorsport.
Sobre a Stuttgart Porsche
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro, mais o Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. Ainda em 2024, a Stuttgart iniciará as operações dos Porsche Centers em Maringá (PR) e Blumenau (SC). O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
Criada em 1997, a Stuttgart Motorsport é a divisão esportiva da Stuttgart e representa a empresa nas pistas, em especial nas competições brasileiras de endurance e Gran Turismo. A Stuttgart Motorsport tem em seu histórico os títulos do Endurance Brasil em 2017 (classificação geral) e 2023 (classes GT3 e GT4), vitórias nas 1000 Milhas Brasil e nos 500 Quilômetros de São Paulo (as mais tradicionais provas de longa duração do País) e uma participação nas 24 Horas de Daytona (em 1998, tendo terminado em quarto lugar na classe GT2). A equipe de corridas tem participação de mecânicos da área de pós-vendas da Stuttgart.
Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook.com/stuttgartporsche
Instagram.com/stuttgartporsche
Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche
Luiz Alberto Pandini – imprensa@stuttgartporsche.com.br
(11) 99122-6260
Art car: Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Quartiero/Hellmeister/Dirani
(Divulgação)
Art car: Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Quartiero/Hellmeister/Dirani
(Divulgação)
Art car: Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Quartiero/Hellmeister/Dirani
(Guilherme Prado/Stuttgart Motorsport)
Art car: Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Quartiero/Hellmeister/Dirani
(Divulgação)
Art car: Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Quartiero/Hellmeister/Dirani
(Guilherme Prado/Stuttgart Motorsport)
Art car: Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Quartiero/Hellmeister/Dirani
(Jhonata Sena/Stuttgart Motorsport)
Art car: Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Quartiero/Hellmeister/Dirani
(Luiz Alberto Pandini/Stuttgart Porsche)
Adonis Alcici (à direita) com Felipe Nasr
(Divulgação)
Pintura "by Adonis' do capacete de Felipe Nasr nas 24 Horas de Daytona de 2025
(Divulgação)
Porsche 917LH "psicodélico" nas 24 Horas de Le Mans de 1970
(Porsche)
Porsche 917/20 "Pink Pig" nas 24 Horas de Le Mans de 1971
(Porsche)