Capa

Porsche Club Route Tour: de São Paulo ao museu CARDE, uma reunião com carros esportivos e clássicos, famílias, amigos, arte, design e história

16.04.2025  |  1.539 visualizações

Carros esportivos e clássicos, famílias, amigos, arte, design, história e, acima de tudo, muita descontração. O primeiro Porsche Club Route Tour de 2025, realizado no sábado (12 de abril) entre o Porsche Center São Paulo, no bairro de Vila Olímpia, e o museu CARDE, em Campos do Jordão, agradou plenamente aos participantes e abriu a temporada com um número expressivo de tripulações formadas por familiares. 

O Route Tour é uma prova de regularidade, em que todos os carros devem seguir as médias horárias indicadas na planilha de percurso (todas de acordo com os limites de velocidade estabelecidos para as vias públicas) para passar pelos postos de controle secretos dentro do tempo estabelecido. Cada décimo de segundo adiantado ou atrasado era punido com a perda de um ponto.

Para incentivar a participação das famílias dos proprietários de Porsche, a premiação (troféus para as cinco duplas mais bem colocadas) é dividida em duas categorias. Na Rallye, entram as tripulações formadas por familiares; na Marathon, as duplas formadas livremente. O objetivo do Porsche Club foi alcançado: foi expressiva a participação de casais (alguns com filhos crianças ou adolescentes), além de tripulações formadas por irmãos, avós e netos. Antigos participantes também compareceram: o jovem João Pedro Magalhães teve como navegador o avô Sérgio, vencedor de provas de regularidade do Porsche Club Brasil na década de 2000 em dupla com a filha Anna Maria, mãe de João Pedro. “Foi ótimo voltar depois de tanto tempo e ver que os eventos do Porsche Club continuam sendo bem organizados e agradáveis”, elogiou.

As duas duplas primeiras colocadas da Rallye foram casais acompanhados por filhos. Os vencedores Eduardo e Florence Leonidas (Cayenne GTS) subiram ao pódio acompanhados pelo jovem Leopoldo. A segunda colocação ficou com Reinaldo e Sílvia Catchot (911 Carrera), mas o mais empolgado com o resultado era o pequeno Reinaldo Filho, de seis anos: “Ele não conseguiu nem dormir durante a noite”, contava o pai, orgulhoso, antes da largada. Na Marathon, os vencedores Rodrigo Cirilo/Luiz Durval Brenelli de Paiva (911 Carrera T) foram secundados por Jacques Quartiero e Matheus Schincariol – este, filho de Daniela, que participou com o marido Luiz Carlos e fez somente o passeio até o CARDE. Outro destaque foi a participação de um raro Porsche 911 Carrera 2 Targa da geração “964” de 1991, com Daniel Fernandez ao volante e José Fernandez como navegador. Foi o carro mais antigo inscrito no Route Tour.

O Porsche Club Route Tour teve largada simbólica na sede da Stuttgart, no Porsche Center São Paulo, de onde os participantes saíram em direção a um posto de serviços BR localizado na Rodovia Carvalho Pinto, onde começou o percurso cronometrado. Setenta e nove carros se inscreveram, dos quais 56 terminaram o Route Tour classificados - muitos optaram por simplesmente fazer o passeio, sem se preocupar com as médias horárias. O almoço foi servido no restaurante do museu CARDE, com cardápio assinado pelo chef Alex Atalla, e depois houve uma visita guiada pelo museu. Cinco Porsches estavam expostos: dois tratores Porsche Diesel, um 911 Carrera da geração “G” de 1975, um 356 C Cabriolet 1964 (estes, posicionados na área externa, próximos à entrada do museu) e um 356 Carrera 1964 (em exposição permanente na sala dos destaques de design e estilo). Os visitantes também conheceram raridades como o Uirapuru (esportivo fabricado no Brasil na década de 1960) pintado nas cores da plumagem do pássaro que dá nome ao carro e o Tucker (sedã estadunidense que teve apenas 51 unidades produzidas e inspirou o filme "Tucker: um homem e seu sonho", dirigido por Francis Ford Coppola e exibido nos cinemas em 1988).

Sobre a Stuttgart Porsche

A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro, mais o Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. Ainda em 2024, a Stuttgart iniciará as operações dos Porsche Centers em Maringá (PR) e Blumenau (SC). O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil. 

Sobre o Porsche Club Brasil

Criado em dezembro de 1997, o Porsche Club Brasil é reconhecido oficialmente pela Porsche AG e promove eventos exclusivos para proprietários de carros da marca, possibilitando seu uso em ambiente seguro, estruturado e atraente também aos familiares e amigos. São admitidos nos eventos carros Porsche de qualquer ano e modelo de fabricação. Desde 2001, o Porsche Club Brasil organiza o campeonato Porsche Club Cup, uma competição amigável entre equipes formadas pelos próprios associados.

Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook.com/stuttgartporsche
Instagram.com/stuttgartporsche

Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche
Luiz Alberto Pandini – imprensa@stuttgartporsche.com.br
(
11) 99122-6260

 

  • Porsches do Route Tour estacionados no museu CARDE, em Campos do Jordão
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

  • Porsche 911 Carrera 2 Targa da década de 1990, o mais antigo no Route Tour
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

  • Em plena estrada, um Porsche 718 Boxster
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

  • Largada competitiva do Route Tour em um posto da rodovia Carvalho Pinto
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

  • João Pedro, Anna Maria e Sérgio: três gerações de participantes do Porsche Club
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

  • Antes da largada, a descontração no showroom do Porsche Center São Paulo
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

  • Análise das planilhas faz parte da preparação para o Route Tour
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

  • Chegada do Route Tour ao museu CARDE, em Campos do Jordão
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

  • Porsche Cayenne GTS, vencedor na classe Rallye
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

  • Porsche 911 Carrera T, vencedor na classe Marathon
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

  • Porsche 911 Carrera exposto no museu CARDE
    (Luiz Alberto Pandini/Porsche Club Brasil)

  • Porsche 356 exposto no museu CARDE
    (Luiz Alberto Pandini/Porsche Club Brasil)

  • Tratores Porsche Diesel expostos no museu CARDE
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

  • Pódio da classe Rallye
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

  • Pódio da classe Marathon
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

  • Reinaldo, de seis anos, comemora o segundo lugar da Rallye com os pais.
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

  • Pintura do Uirapuru, esportivo dos anos 60 exposto no CARDE: bela e instigante
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

  • O Tucker teve apenas 51 unidades produzidas e foi tema de filme
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

  • Pátio e prédio do restaurante do museu CARDE
    (YO! Studio/Porsche Club Brasil)

Leia também...

21.05.2025

Stuttgart Motorsport e Manthey Iron Dames fazem testes para as 6 Horas de São Paulo em Interlagos

Foco dos testes foi o comportamento e o desgaste dos pneus. Líder do Endurance Brasil, Stuttgart Motorsport forneceu estrutura de box e o Porsche 911 GT3 R para os testes da única tripulação feminina no Mundial de Endurance

14.05.2025

Porsche Club Brasil coloca mais de cem carros na pista em Interlagos

12.05.2025

Vitórias na GT3 e "1-2-3-4" na GT4: Stuttgart Motorsport começa na frente no Endurance Brasil 2025

07.05.2025

Stuttgart Motorsport inicia nova fase no Endurance Brasil com cinco carros e 14 pilotos inscritos

Equipe campeã em 2017, 2023 e 2024 disputará a classe GT3 com o Porsche 911 GT3 R; na GT4, serão quatro carros: dois 718 Cayman GT4 RS Clubsport e dois 718 Cayman GT4 Clubsport MR

Entre em contato