Seria impossível a Stuttgart Motorsport conseguir resultados ainda melhores na rodada dupla de abertura do Endurance Brasil 2025, realizada nos dias 10 e 11 de maio no autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo. O Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller triunfou na classe GT3 nas duas provas – na segunda, assumindo a liderança na última volta. Na GT4, domínio dos Porsches 718 Cayman GT4 Clubsport: eles ocuparam os quatro primeiros lugares nas duas corridas, com vitórias de Jacques Quartiero/Alan Hellmeister na primeira e de Giuliano Bertuccelli/Enrico Pedrosa/Luiz Landi na segunda.
A chuva proporcionou emoções extras nas duas corridas, ambas com 3h20min de duração. A de sábado teve pista molhada em praticamente todos os momentos. As voltas finais aconteceram em regime de safety car devido à falta de luz natural (a bandeira quadriculada foi mostrada às 17:35, quando já estava quase noite em Interlagos) e ao aumento da chuva. O Porsche 911 GT3 R levou a melhor depois de muitas disputas com o Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2 de Guilherme Salas/Galba Accioly Filho. Na GT4, os quatro carros da Stuttgart se alternaram nas primeiras posições e a vitória ficou com Jacques Quartiero/Alan Hellmeister, os atuais campeões da classe, à frente de Ramon Alcaraz/Bruno Bonifacio/Luiz Souza, de Bertuccelli/Pedrosa/Landi. Os estreantes Márcio Kumruian/Marcelo Figueiredo/Rogério Rodrigues, todos egressos de track days e provas Flying Lap como as do Porsche Club Brasil, terminaram em quarto lugar.
No domingo, as inúmeras alternâncias do asfalto entre molhado e seco na primeira metade da corrida tornaram imprevisível a batalha pela vitória entre o Porsche 911 GT3 R de Visconde/Maurício/Müller, o Lamborghini de Accioly/Salas e o Mercedes AMG GT3 Reginaldo Nappi/Danilo Dirani. Na última volta, uma pane seca do Mercedes garantiu a vitória e os 100% da Stuttgart Motorsport no fim de semana. Na GT4, o Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Quartiero/Hellmeister, um dos poucos a apostar em largar nos pneus slick, destacou-se na fase inicial da corrida. Pilotado por Hellmeister, andou durante um bom tempo entre os seis primeiros colocados na classificação geral, à frente de todos os carros das classes GT e de vários protótipos da classe P1, a mais potente do Endurance Brasil. Na bandeirada, a vitória na GT4 ficou para o carro idêntico de Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa, à frente de Quartiero/Hellmeister e do carro de Bonifácio, Souza e Márcio Mauro, substituto de Alcaraz na segunda prova. Kumruian/Figueiredo/Rodrigues repetiram o quarto lugar da véspera.
“Não estava prevista essa segunda vitória. Ela aconteceu”, destacou Marcel Visconde. “Eu já estive do outro lado e sei como é, em uma volta, mudar o cenário. Essa é a beleza do Endurance. Se tiver chance, tem que ir até o fim, sem tirar o pé, pois tudo pode acontecer. A gente sabe muito bem como são as coisas no dia a dia e essa categoria pode muito bem proporcionar coisas assim imprevisíveis”, frisou. Visconde também exaltou o resultado da Stuttgart Motorsport no fim de semana: “Não teria como ser melhor. É a melhor sensação possível. Fico muito contente não apenas pelos resultados, mas pela alegria das pessoas e pela satisfação dos que entraram agora na categoria”.
Resultados da primeira etapa do Endurance Brasil 2025:
Primeira prova (10 de maio)
Classe GT3
1) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)
2) 85-Guilherme Salas/Galba Accioly Filho (Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2)
3) 10-Reginaldo Nappi/Danilo Dirani (Mercedes-Benz AMG GT3)
4) 63-Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes-Benz AMG GT3)
Classe GT4
1) 21-Jacques Quartiero/Allan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport)
2) 718-Bruno Bonifácio/Ramon Alcaraz/Luiz Souza (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
3) 44-Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport)
4) 982-Marcelo Figueiredo/Márcio Kumruian/Rogério Rodrigues (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
5) 64-Henry Visconde/Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M4 GT4)
Segunda prova (11 de maio)
Classe GT3
1) 55-Marcel Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3 R)
2) 10-Reginaldo Nappi/Danilo Dirani (Mercedes-Benz AMG GT3)
3) 85-Galba Accioly Filho/Guilherme Salas (Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2)
Classe GT4
1) 44-Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport)
2) 21-Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport)
3) 718-Bruno Bonifácio/Márcio Mauro/Luiz Souza (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
4) 982-Marcelo Figueiredo/Márcio Kumruian/Rogério Rodrigues (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
5) 64-Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M4 GT4)
Sobre a Stuttgart Porsche
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Maringá e Rio de Janeiro, mais o Porsche Store Itaim e o Stuttgart Service | Body & Paint, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca (o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos), ambos em São Paulo. Ainda em 2025, a Stuttgart iniciará as operações do Porsche Center Blumenau, em Santa Catarina. O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
Criada em 1997, a Stuttgart Motorsport é a divisão esportiva da Stuttgart e representa a empresa nas pistas, em especial nas competições brasileiras de endurance e Gran Turismo. A Stuttgart Motorsport tem em seu histórico os títulos do Endurance Brasil em 2017 (classificação geral), 2023 (classes GT3 e GT4) e 2024 (classe GT4), vitórias nas 1000 Milhas Brasil e nos 500 Quilômetros de São Paulo (as mais tradicionais provas de longa duração do País) e uma participação nas 24 Horas de Daytona (em 1998, tendo terminado em quarto lugar na classe GT2). A equipe de corridas tem participação de mecânicos da área de pós-vendas da Stuttgart.
Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook.com/stuttgartporsche
Instagram.com/stuttgartporsche
Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche
Luiz Alberto Pandini – imprensa@stuttgartporsche.com.br
(11) 99122-6260
Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)
Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Quartiero/Hellmeister
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)
Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Bertuccelli/Landi/Pedrosa
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)
Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR teve Bonifacio, Souza, Alcaraz e Mauro
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)
Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR de Kumruian/Figueiredo/Rodrigues
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)
Os quatro Porsches 718 Cayman GT4 Clubsport da Stuttgart Motorsport
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)
Visconde, Mauricio e Müller venceram no sábado e repetiram a dose no domingo
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)
Pódio da primeira prova da classe GT4
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)
Pódio da segunda prova da classe GT4
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)
Sol, só nos treinos. As duas corridas aconteceram com tempo nublado e chuva.
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)
Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Jacques Quartiero/Alan Hellmeister
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)
Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Bertuccelli/Landi/Pedrosa
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)
Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)
Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)
Comemoração da Stuttgart Motorsport
(Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)