Capa

Vitórias na GT3 e "1-2-3-4" na GT4: Stuttgart Motorsport começa na frente no Endurance Brasil 2025

12.05.2025  |  1.045 visualizações

Seria impossível a Stuttgart Motorsport conseguir resultados ainda melhores na rodada dupla de abertura do Endurance Brasil 2025, realizada nos dias 10 e 11 de maio no autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo. O Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller triunfou na classe GT3 nas duas provas – na segunda, assumindo a liderança na última volta. Na GT4, domínio dos Porsches 718 Cayman GT4 Clubsport: eles ocuparam os quatro primeiros lugares nas duas corridas, com vitórias de Jacques Quartiero/Alan Hellmeister na primeira e de Giuliano Bertuccelli/Enrico Pedrosa/Luiz Landi na segunda.

A chuva proporcionou emoções extras nas duas corridas, ambas com 3h20min de duração. A de sábado teve pista molhada em praticamente todos os momentos. As voltas finais aconteceram em regime de safety car devido à falta de luz natural (a bandeira quadriculada foi mostrada às 17:35, quando já estava quase noite em Interlagos) e ao aumento da chuva. O Porsche 911 GT3 R levou a melhor depois de muitas disputas com o Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2 de Guilherme Salas/Galba Accioly Filho. Na GT4, os quatro carros da Stuttgart se alternaram nas primeiras posições e a vitória ficou com Jacques Quartiero/Alan Hellmeister, os atuais campeões da classe, à frente de Ramon Alcaraz/Bruno Bonifacio/Luiz Souza, de Bertuccelli/Pedrosa/Landi. Os estreantes Márcio Kumruian/Marcelo Figueiredo/Rogério Rodrigues, todos egressos de track days e provas Flying Lap como as do Porsche Club Brasil, terminaram em quarto lugar.

No domingo, as inúmeras alternâncias do asfalto entre molhado e seco na primeira metade da corrida tornaram imprevisível a batalha pela vitória entre o Porsche 911 GT3 R de Visconde/Maurício/Müller, o Lamborghini de Accioly/Salas e o Mercedes AMG GT3 Reginaldo Nappi/Danilo Dirani. Na última volta, uma pane seca do Mercedes garantiu a vitória e os 100% da Stuttgart Motorsport no fim de semana. Na GT4, o Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Quartiero/Hellmeister, um dos poucos a apostar em largar nos pneus slick, destacou-se na fase inicial da corrida. Pilotado por Hellmeister, andou durante um bom tempo entre os seis primeiros colocados na classificação geral, à frente de todos os carros das classes GT e de vários protótipos da classe P1, a mais potente do Endurance Brasil. Na bandeirada, a vitória na GT4 ficou para o carro idêntico de Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa, à frente de Quartiero/Hellmeister e do carro de Bonifácio, Souza e Márcio Mauro, substituto de Alcaraz na segunda prova. Kumruian/Figueiredo/Rodrigues repetiram o quarto lugar da véspera.

“Não estava prevista essa segunda vitória. Ela aconteceu”, destacou Marcel Visconde. “Eu já estive do outro lado e sei como é, em uma volta, mudar o cenário. Essa é a beleza do Endurance. Se tiver chance, tem que ir até o fim, sem tirar o pé, pois tudo pode acontecer. A gente sabe muito bem como são as coisas no dia a dia e essa categoria pode muito bem proporcionar coisas assim imprevisíveis”, frisou. Visconde também exaltou o resultado da Stuttgart Motorsport no fim de semana: “Não teria como ser melhor. É a melhor sensação possível. Fico muito contente não apenas pelos resultados, mas pela alegria das pessoas e pela satisfação dos que entraram agora na categoria”.

Resultados da primeira etapa do Endurance Brasil 2025:

Primeira prova (10 de maio)
Classe GT3
1) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)
2) 85-Guilherme Salas/Galba Accioly Filho (Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2)
3) 10-Reginaldo Nappi/Danilo Dirani (Mercedes-Benz AMG GT3)
4) 63-Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes-Benz AMG GT3)

Classe GT4
1) 21-Jacques Quartiero/Allan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport)
2) 718-Bruno Bonifácio/Ramon Alcaraz/Luiz Souza (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
3) 44-Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport)
4) 982-Marcelo Figueiredo/Márcio Kumruian/Rogério Rodrigues (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
5) 64-Henry Visconde/Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M4 GT4)

Segunda prova (11 de maio)
Classe GT3
1) 55-Marcel Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3 R)
2) 10-Reginaldo Nappi/Danilo Dirani (Mercedes-Benz AMG GT3)
3) 85-Galba Accioly Filho/Guilherme Salas (Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2)

Classe GT4
1) 44-Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport)
2) 21-Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport)
3) 718-Bruno Bonifácio/Márcio Mauro/Luiz Souza (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
4) 982-Marcelo Figueiredo/Márcio Kumruian/Rogério Rodrigues (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
5) 64-Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M4 GT4)

Sobre a Stuttgart Porsche

A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Maringá e Rio de Janeiro, mais o Porsche Store Itaim e o Stuttgart Service | Body & Paint, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca (o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos), ambos em São Paulo. Ainda em 2025, a Stuttgart iniciará as operações do Porsche Center Blumenau, em Santa Catarina. O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil. 

Sobre a Stuttgart Motorsport

Criada em 1997, a Stuttgart Motorsport é a divisão esportiva da Stuttgart e representa a empresa nas pistas, em especial nas competições brasileiras de endurance e Gran Turismo. A Stuttgart Motorsport tem em seu histórico os títulos do Endurance Brasil em 2017 (classificação geral), 2023 (classes GT3 e GT4) e 2024 (classe GT4), vitórias nas 1000 Milhas Brasil e nos 500 Quilômetros de São Paulo (as mais tradicionais provas de longa duração do País) e uma participação nas 24 Horas de Daytona (em 1998, tendo terminado em quarto lugar na classe GT2). A equipe de corridas tem participação de mecânicos da área de pós-vendas da Stuttgart.

Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook.com/stuttgartporsche
Instagram.com/stuttgartporsche

Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche
Luiz Alberto Pandini – imprensa@stuttgartporsche.com.br
(11) 99122-6260

 

  • Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller
    (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

  • Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Quartiero/Hellmeister
    (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

  • Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Bertuccelli/Landi/Pedrosa
    (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

  • Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR teve Bonifacio, Souza, Alcaraz e Mauro
    (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

  • Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR de Kumruian/Figueiredo/Rodrigues
    (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

  • Os quatro Porsches 718 Cayman GT4 Clubsport da Stuttgart Motorsport
    (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

  • Visconde, Mauricio e Müller venceram no sábado e repetiram a dose no domingo
    (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

  • Pódio da primeira prova da classe GT4
    (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

  • Pódio da segunda prova da classe GT4
    (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

  • Sol, só nos treinos. As duas corridas aconteceram com tempo nublado e chuva.
    (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

  • Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Jacques Quartiero/Alan Hellmeister
    (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

  • Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport de Bertuccelli/Landi/Pedrosa
    (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

  • Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller
    (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

  • Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller
    (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

  • Comemoração da Stuttgart Motorsport
    (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)

Leia também...

21.05.2025

Stuttgart Motorsport e Manthey Iron Dames fazem testes para as 6 Horas de São Paulo em Interlagos

Foco dos testes foi o comportamento e o desgaste dos pneus. Líder do Endurance Brasil, Stuttgart Motorsport forneceu estrutura de box e o Porsche 911 GT3 R para os testes da única tripulação feminina no Mundial de Endurance

14.05.2025

Porsche Club Brasil coloca mais de cem carros na pista em Interlagos

07.05.2025

Stuttgart Motorsport inicia nova fase no Endurance Brasil com cinco carros e 14 pilotos inscritos

Equipe campeã em 2017, 2023 e 2024 disputará a classe GT3 com o Porsche 911 GT3 R; na GT4, serão quatro carros: dois 718 Cayman GT4 RS Clubsport e dois 718 Cayman GT4 Clubsport MR

22.04.2025

Mais fotos - Stuttgart inaugura o Porsche Center Maringá, no Paraná

Projeto arquitetônico aproveita parte de um galpão já existente, contribuindo para a preservação do patrimônio histórico da cidade e para a sustentabilidade

Entre em contato