Capa

Raridades: juntos, cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint

03.06.2025  |  1.500 visualizações

O Stuttgart Service | Body & Paint recebeu em maio cinco Porsches Carrera GT para revisão. Um encontro raro das quatro unidades trazidas em 2005 e 2006 pela Stuttgart (na época importadora oficial da Porsche no Brasil) e de uma trazida por importação independente anos depois, quando o modelo já não era mais fabricado. São as únicas do modelo que rodam no País.

Por recomendação da fábrica, a troca de óleo do Porsche Carrera GT deve ser feita anualmente. As revisões programadas são bianuais, independentemente da quilometragem percorrida. No Stuttgart Service | Body & Paint, o serviço padrão feito em todos os carros (três de 2005 e dois de 2006, último ano em que o modelo foi oferecido) consistiu em alinhamento e balanceamento das rodas, mais trocas de óleo do motor, óleo do câmbio, filtro de óleo, filtro do ar condicionado, fluido de freio, palhetas dos limpadores de para-brisa e sensores de pressão dos pneus (instalados nas rodas). O frasco de líquido selante usado em caso de furo de pneu também foi substituído. Os pneus foram substituídos pelos novos Michelin Pilot Sport Cup 2, do tipo semi-slick, desenvolvidos especificamente para o Carrera GT. Esses pneus permitiram percorrer os 20,8 km do traçado norte do circuito de Nürburgring, na Alemanha, em 7min12s69 – um ganho de 16 segundos em relação aos pneus usados anteriormente. Por fim, foi executado um recall para troca dos braços de suspensão e das juntas esféricas de conexão aos eixos.

Outros serviços foram feitos especificamente em cada unidade. “Todos os Carrera GT chegaram à oficina em ótimas condições porque os proprietários sempre executaram as revisões programadas. Mas são carros fabricados e entregues há vinte anos ou quase isso, e alguns componentes se desgastam naturalmente pela ação do tempo”, explica Clóvis Gomes, mecânico-chefe do Stuttgart Service | Body & Paint. Um dos carros, por exemplo, teve trocado o reservatório do fluido de arrefecimento. 

Supercarros como o Porsche Carrera GT possuem características muito particulares e serviços banais em outros automóveis só podem ser executados por mão de obra especializada e com uso de ferramentas exclusivas. É o caso da retirada dos painéis do assoalho, que possuem função aerodinâmica e vedam toda a parte de baixo do automóvel. “São seis peças removíveis e uma delas precisa ser removida por duas pessoas”, exemplifica Clóvis. Outro dado que mostra a complexidade do Carrera GT é que ele só podem ser erguidos no elevador depois de receber dois jogos de apoios específicos acoplados ao fundo do carro. A revisão de cada um demandou cerca de 12 horas de mão de obra e 115 serviços executados.

Apresentado em 2000 como carro-conceito, o Porsche Carrera GT teve seu modelo definitivo lançado em 2003 e foi fabricado entre 2004 e 2006. É um superesportivo dotado de motor V10 de 5.733 cm³ (desenvolvido a partir de um projeto da fábrica para a Fórmula 1) com 612 cv de potência e 590 Nm de torque, capaz de fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e chegar a 330 km/h. Chassi e carroceria (cabine aberta, tipo Targa) são de fibra de carbono.  É um dos modelos mais viscerais já construídos pela Porsche: o câmbio de seis marchas é manual e a presença de auxílios eletrônicos se limita aos freios com ABS e aos controles de tração e antiderrapagem. Foram produzidas 1.270 unidades.

Sobre a Stuttgart Porsche

A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Maringá e Rio de Janeiro, mais o Porsche Store Itaim e o Stuttgart Service | Body & Paint, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca (o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos), ambos em São Paulo. Ainda em 2025, a Stuttgart iniciará as operações do Porsche Center Blumenau, em Santa Catarina. O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil. 

Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook.com/stuttgartporsche
Instagram.com/stuttgartporsche

Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche
Luiz Alberto Pandini – imprensa@stuttgartporsche.com.br
(11) 99122-6260

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Lucas Parisi/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Lucas Parisi/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Lucas Parisi/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Lucas Parisi/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

  • Cinco Porsche Carrera GT em revisão no Stuttgart Service | Body & Paint
    (Sposito Studio/Stuttgart Porsche)

Leia também...

21.05.2025

Stuttgart Motorsport e Manthey Iron Dames fazem testes para as 6 Horas de São Paulo em Interlagos

Foco dos testes foi o comportamento e o desgaste dos pneus. Líder do Endurance Brasil, Stuttgart Motorsport forneceu estrutura de box e o Porsche 911 GT3 R para os testes da única tripulação feminina no Mundial de Endurance

14.05.2025

Porsche Club Brasil coloca mais de cem carros na pista em Interlagos

12.05.2025

Vitórias na GT3 e "1-2-3-4" na GT4: Stuttgart Motorsport começa na frente no Endurance Brasil 2025

07.05.2025

Stuttgart Motorsport inicia nova fase no Endurance Brasil com cinco carros e 14 pilotos inscritos

Equipe campeã em 2017, 2023 e 2024 disputará a classe GT3 com o Porsche 911 GT3 R; na GT4, serão quatro carros: dois 718 Cayman GT4 RS Clubsport e dois 718 Cayman GT4 Clubsport MR

Entre em contato