Capa

Manthey e Stuttgart Motorsport: aliança importante no resultado da Porsche nas 6 Horas de São Paulo

Trio feminino da Iron Dames formado por Michelle Gatting, Rahel Frey e Célia Marti terminou em quarto lugar. Ryan Hardwick, Riccardo Pera e Richard Lietz, da Manthey 1st Phorm, ficaram em sexto.

15.07.2025  |  873 visualizações

Pelo segundo ano consecutivo, a Stuttgart Motorsport deu suporte à equipe alemã Manthey nas 6 Horas de São Paulo. Profissionais brasileiros atuaram em conjunto com os europeus durante o fim de semana da etapa brasileira do Campeonato Mundial de Endurance – uma continuidade do trabalho feito em maio, quando as pilotos Michelle Gatting, Rahel Frey e Célia Martin fizeram dois dias de testes em Interlagos com o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart Motorsport. Na corrida realizada no último domingo (13/07), a tripulação feminina obteve o quarto lugar na bandeirada – e poderia ter sido segunda colocada se não fosse uma punição com drive through na hora final.

Os mecânicos Diogo Almeida e Gustavo Moreira e o engenheiro Anderson Bonsanto trabalharam com a Manthey durante todo o fim de semana. Os dois primeiros acompanharam a equipe no monitoramento dos pneus, enquanto Anderson cuidou dos trabalhos gerais e teve a função extra de ficar a postos com o extintor de incêndio durante os pit stops. O foco dos testes realizados em maio era avaliar o comportamento de um novo composto de pneus Goodyear cuja estreia aconteceu justamente em Interlagos. Paralelamente, as três pilotos aproveitaram para conhecer as reações do Porsche 911 GT3 R em Interlagos, já que em 2024 elas competiram com um carro de outra marca. O Porsche da Stuttgart Motorsport, líder do campeonato Endurance Brasil, é idêntico aos utilizados pela Manthey no Campeonato Mundial de Endurance.  

Experiente mecânico da Stuttgart Motorsport, Diogo Almeida esteve com a Manthey nas 6 Horas de São Paulo do ano passado e não tem dúvida em apontar a evolução no relacionamento entre as equipes brasileira e alemã. “Foi ainda melhor. Neste ano a gente interagiu mais, principalmente na parte de montagem dos pneus e calibragem. Pusemos a mão na massa e adquirimos conhecimentos que serão aplicados nas corridas aqui no Brasil”, afirma.

Almeida conta que o teste feito pelas pilotos da tripulação feminina fez grande diferença em relação ao outro Porsche 911 GT3 R da Manthey, pilotado por Ryan Hardwick, Riccardo Pera e Richard Lietz (sexto colocado na classe LMGT3). “No treino de sexta-feira, fizemos diversas medições nos pneus para avaliar o desgaste. Como elas já haviam chegado ao acerto ideal nos testes de maio, a diferença foi surreal. O carro delas gastava muito menos borracha”, conta.

Gustavo Moreira trabalhou pela primeira vez com a Manthey e ficou particularmente bem impressionado com a metodologia de trabalho. “Cada um sabe perfeitamente o que deve fazer e, terminados os trabalhos de praxe após os treinos, a equipe ainda fica um bom tempo treinando pit stops. Não vi outra que agisse assim”, afirma.

"Abriu minha mente", resume Anderson Bonsanto, que atuou na manutenção do carro e nas paradas de box. "Acredito que tudo o que observamos na Manthey vai ajudar muito no desenvolvimento da nossa própria equipe. A forma como eles se organizam não tem igual. Tudo é compartilhado. Antes mesmo de os carros entrarem na pista, já está tudo planejado, arrumado e acertado para o que vem a seguir."

Robin Lipinski, engenheiro de corrida da Manthey, atestou a importância dos testes realizados em abril: “A qualidade das informações coletadas nos testes foi muito boa. O comportamento do carro da Manthey nas 6 Horas foi fiel ao desempenho e ao balanço sentidos com o da Stuttgart por ocasião dos testes de maio. Por estarem habituadas, as Iron Dames fizeram stint duplo com um mesmo jogo de pneus quando foi necessário. Os pilotos da 1st Phorm sentiram mais as diferenças, justamente por não terem treinado”, observou.

Felipe Grizzi, chefe de equipe da Stuttgart Motorsport, afirma que neste ano as duas partes trabalharam mais entrosadas tanto no teste quanto na corrida. “No ano passado, tudo era novidade. Neste, aprimoramos as informações e a interação foi maior. Nossa ideia para os próximos anos é fazer com que outros integrantes da equipe trabalhem com a Manthey na corrida de Interlagos. É uma oportunidade de ganhar experiência com uma equipe que trabalha em campeonatos importantes como o próprio Mundial de Endurance e o DTM alemão”, finaliza.

Sobre a Stuttgart Porsche

A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Maringá e Rio de Janeiro, mais o Porsche Store Itaim e o Stuttgart Service | Body & Paint, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca (o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos), ambos em São Paulo. Ainda em 2025, a Stuttgart iniciará as operações do Porsche Center Blumenau, em Santa Catarina. O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil. 

Sobre a Stuttgart Motorsport

Criada em 1997, a Stuttgart Motorsport é a divisão esportiva da Stuttgart e representa a empresa nas pistas, em especial nas competições brasileiras de endurance e Gran Turismo. A Stuttgart Motorsport tem em seu histórico os títulos do Endurance Brasil em 2017 (classificação geral), 2023 (classes GT3 e GT4) e 2024 (classe GT4), vitórias nas 1000 Milhas Brasil e nos 500 Quilômetros de São Paulo (as mais tradicionais provas de longa duração do País) e uma participação nas 24 Horas de Daytona (em 1998, tendo terminado em quarto lugar na classe GT2). A equipe de corridas tem participação de mecânicos da área de pós-vendas da Stuttgart.

Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook.com/stuttgartporsche
Instagram.com/stuttgartporsche

Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche
Luiz Alberto Pandini – imprensa@stuttgartporsche.com.br
(11) 99122-6260

  • Equipes Stuttgart Motorsport e Manthey durante o teste realizado em maio
    (Jhonata Sena/Stuttgart Motorsport)

  • Anderson Bonsanto de capacete, Diogo Almeida e Gustavo Moreira no box da Manthey
    (Jhonata Sena/Stuttgart Motorsport)

  • Anderson Bonsanto (à esquerda)
    (Jhonata Sena/Stuttgart Motorsport)

  • As Iron Dames: Célia Martin, Michelle Gatting e Rahel Frey
    (Porsche)

  • Porsche 911 GT3 R de Michelle, Rahel e Célia nas 6 Horas de São Paulo
    (Porsche)

  • Porsche 911 GT3 R de Lietz, Pera e Hardwick nas 6 Horas de São Paulo
    (Porsche)